Turbante: a beleza da cultura afro

Utilizado por muitas cacheadas e crespas, o turbante não é exclusivo da cultura brasileira. Para muitas pessoas, ele é considerado um acessório, mas para as negras e negros do nosso país, ele é um símbolo de luta e resistência. Entenda mais sobre a história do turbante e saiba como usá-lo!

Turbante: respeito e cultura

A origem do turbante é incerta. Esse item pode ter surgido na Índia ou na África, mas há indícios de que ele já foi usado por vários povos e com propósitos diferentes. Persas, árabes e judeus são alguns dos povos que já usaram o turbante.

Seu uso pode ter significados diversos, como indicar a casta ou a origem de alguém, identificar uma posição social ou representar uma religião, como o Ojá Africano.

Na moda, o turbante apareceu em muitos momentos distintos. Entre 1910 e 1920, foi inserido na moda pelo francês Paul Poiret, e entre 1920 e 1940, foi usado por atrizes de Hollywood e pela conhecida Carmen Miranda. Cada período com a sua própria releitura da peça.

No Brasil, o turbante foi trazido pelas escravas africanas e, nos anos 1960, ganhou destaque como símbolo da luta pelos direitos civis, mantendo-se até hoje como um símbolo da cultura afro brasileira.

Nós acreditamos que qualquer pessoa, independentemente da etnia, pode usar o turbante. Basta fazer isso com respeito e ter consciência que, para muitas pessoas, ele não é apenas um acessório de cabelo.

Turbante: o que é e quando usar?

Turbante é um adereço formado por uma longa faixa de tecido que é enrolada e amarrada de diferentes maneiras em torno da cabeça. É uma peça para todas as horas!

Para as cacheadas e crespas, é uma excelente opção para usar no day after, e para quem está passando pela transição capilar, é uma ótima escolha para os dias em que o cabelo está sem definição.

Além desses momentos, você pode usar o turbante sempre que achar adequado. Dependendo do tecido e da forma como é amarrado, ele combina tanto com situações do dia a dia, quanto com ocasiões mais sofisticadas, como uma festa à noite.

Você pode optar por cobrir todo o cabelo com o tecido ou pode amarrá-lo de uma maneira que valorize a textura dos seus fios. Opções não faltam!

Turbante: inspiração de penteado para arrasar!

Para amarrar o seu turbante, primeiro, separe um tecido de helanca de 1,75 m; depois, é só seguir o passo a passo!

1º passo: Faça um coque com todo o cabelo. Caso seus fios sejam curtinhos, faça um coque abacaxi.

2º passo: Estique o tecido e cubra toda a parte de trás do cabelo; depois, traga as pontas para a frente.

3º passo: Faça uma cruz com o tecido.

4º passo: Em seguida, faça uma segunda volta em forma de cruz.

5º passo: Jogue as duas pontas para trás e cruze-as.

6º passo: Por fim, leve as pontas para frente novamente e as esconda dentro do turbante.

Entre as principais dicas de penteados, para obter um resultado incrível, aposte em um bom finalizador de cabelo antes de iniciar o seu penteado com turbante. Esse produto irá garantir que seus fios fiquem estilizados do jeito que você quer por muito mais tempo!

Siga essas dicas e arrase com o seu turbante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *