Transição Capilar: O que é? Como Fazer e Produtos!

A transição capilar é uma fase muito marcante na vida de todos que decidem abandonar as químicas de alisamento para assumir novamente os cabelos em suas características originais, sejam eles ondulados, cacheados ou crespos. Porém, mais do que isso, a fase de transição é marcada por autoaceitação e autoconhecimento.

Você deseja optar por essa mudança e precisa de dicas para cuidar dos fios durante esse importante período? Então, você está no lugar certo! Confira, aqui, tudo o que você precisa para atravessar a transição capilar em grande estilo!

Transição capilar: o que é?

O que é transição capilar é uma pergunta bastante comum por quem tem o interesse de voltar aos cachos. Durante muitos anos, a sociedade cultivou e estabeleceu os cabelos lisos, retos, alinhados e sem frizz como o principal padrão de beleza aceitável. Essa padronização ocorreu, historicamente, devido à colonização europeia, que trouxe sua cultura e acabou subjugando as demais – inclusive, esteticamente.

Desde então, incontáveis meninas e moças, por não conseguirem se enquadrar na sociedade do belo, submeteram por muitos anos os cabelos ao processo químico de alisamento, abandonando suas características originais, seu estilo e sua própria cultura em prol de um lugar na sociedade. Tudo isso desencadeou uma onda de procedimentos alisantes que reinou por um longo período.

Contudo, a internet se tornou uma plataforma fundamental para que essa história mudasse de rumo. Alguns movimentos sociais e ativistas negros foram criados para que a representatividade e a cultura afro também tivessem o seu reconhecimento. A partir disso, fóruns, páginas e blogs foram criados para compartilhar conhecimento e informações sobre como cuidar corretamente dos fios crespos e cacheados e como retornar à formatação original do cabelo: chegou a transição capilar!

transição 1 transição 2

Assim, podemos definir a transição capilar como uma decisão pessoal marcada pelo abandono dos procedimentos químicos capazes de alterar a estrutura do cabelo, alisando-os. Ou seja, quem decide passar pela transição descobre-se novamente com seus cabelos na estrutura natural – cacheados ou crespos. Dessa forma, além da própria mudança no visual, a fase de transição também é capaz de provocar mudanças, inclusive, na autoestima e no amor próprio.

Transição capilar: dicas para atravessar essa fase

Como fazer a transição capilar é outra dúvida muito comum. Assim, quem decide viver a experiência da transição pode passar por esse momento de três formas:

  • Cortando a parte quimicamente tratada do cabelo gradativamente, conforme o crescimento da raiz natural. Nesse caso, indica-se a aplicação de técnicas de texturização para uniformizar as duas texturas e a aparência dos fios, como fitagem, dedoliss, bigudins, twists, coquinhos e outras;
  • Optando pelo big chop, recomeçando o cuidado com os fios completamente do zero, com um único corte que elimina toda a parte quimicamente tratada dos fios;
  • Escolhendo trançar os fios com a famosa técnica box braids, em que a parte alisada do cabelo pode ser retirada e, a partir dos fios naturais, inicia-se um trançado com fibra sintética (jumbo, kanekalon ou lã) para dar forma e comprimento às madeixas em transição.

box braids box braids 2

Uma dica importante para quem está pensando em vivenciar a transição capilar é seguir inspirações de quem já viveu ou está passando por esse período. Inclusive, contar com fotos de transição capilar antes e depois para motivar a mudança é muito legal.

No entanto, vale ressaltar que é fundamental seguir o seu próprio tempo quando o assunto são seus cabelos e sua autoestima. Assim, não dê “um passo maior que a perna”, e faça da sua transição capilar um momento de descobertas e satisfação – nada de pressão e sofrimento!

transição 3

Inspirações de corte para vivenciar a transição

Quando falamos em transição capilar, cortes inspiradores não faltam, pois essa fase está diretamente ligada a cortar os fios lisos. Dessa forma, enxergar na tesoura uma amiga irá facilitar todo o processo. Além disso, buscar inspirações modernas de corte pode ser um ótimo fator motivador.

Entre os modelos de cortes mais charmosos e mais buscados durante a fase de transição capilar, destacam-se as variações do clássico chanelzinho, como o chanel de bico, o chanel graduado e o chanel desfiado, ou, ainda, o moderno bob crespo, que favorece a formatação dos cachos.

transicao-capilar-2 transicao-capilar-1

Transição capilar: o que é big chop?

O grande corte – ou big chop, como é popularmente conhecido – é o corte que retira de uma única vez toda a parte alisada dos cabelos. Vale destacar que o big chop não é uma obrigatoriedade da transição capilar, mas é uma opção a ser considerada, desde que feita somente quando você se sentir preparada para assumir os fios bem curtinhos.

Para quem deseja apostar no big chop, os melhores cortes curtos são o afro pixie, que mantém a raiz natural baixinha, o tapered hair, que deixa o cabelo mais alto no topo, com a nuca e as laterais baixas, e o baby afro, que garante volume para quem já possui a raiz natural um pouco maior.

big-chop-2 big-chop-3 big-chop-1

Melhores tratamentos para os fios durante a fase de transição

Cabelos em transição demandam cuidados especiais, pois o ponto de união entre as duas texturas (raiz natural e comprimento alisado) é muito frágil. Diante dessa realidade, investir em um cronograma capilar com tratamentos intercalados de hidratação, nutrição e reconstrução é o mais indicado.

A hidratação é a técnica responsável por fazer a reposição hídrica e de nutrientes aos fios, enquanto a nutrição é o procedimento ideal para restaurar a camada proteica da fibra capilar, retendo a hidratação e concedendo brilho às madeixas. Já a reconstrução é o tratamento mais potente do cronograma, sendo capaz de repor massa capilar, isto é, queratina aos fios, de forma que eles sejam fortalecidos e fiquem livres de quebras.

Transição capilar: produtos ideais

Além de saber e praticar todas essas dicas, usar produtos específicos para cabelos em transição é igualmente importante para obter sucesso com toda essa mudança. Portanto, a nossa dica é: analise com cuidado shampoos, condicionadores e máscaras para vivenciar esse período corretamente.

Vale destacar que a linha S.O.S Bomba de Vitaminas oferece produtos incríveis para fios com essa característica, e a própria linha de produtos Transição Capilar oferece shampoo, condicionador, máscara de hidratação e creme para pentear, ricos em Arginina (que aumenta a massa capilar e sela a cutícula) e Óleo de Cenoura (que auxilia no crescimento saudável e combate o ressecamento).

Por fim, é importante entender que, para vivenciar e vencer a transição capilar, quanto tempo dura é apenas um mero detalhe. Afinal, cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa e cada cabelo é um cabelo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre transição capilar, analise se este é o momento certo para vivenciar essa fase completamente nova e marcante e se jogue nessa experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *