Cabelos ressecados têm solução?

Quando o assunto é cabelo ressecado, muitas pessoas se identificam com o problema. Atingindo todos os tipos de cabelo, o ressecamento é muito democrático e pode aparecer até em cabelos oleosos.

Isso porque há uma diferença entre cabelos ressecados e secos. Fios secos são aqueles que sofrem com a baixa produção de oleosidade natural do couro cabeludo, enquanto os cabelos ressecados são aqueles que perdem seu revestimento natural e os nutrientes que garantem saúde e vitalidade aos fios.

Cabelos muito ressecados: quais as causas?

O ressecamento capilar é uma alteração do pH do fio, na qual a cutícula dilata e fica completamente desprotegida de fatores como uso constante de ferramentas de calor, procedimentos químicos (alisamento, relaxamento e descoloração), tintura, exposição à luz solar, cloro de piscina e outros.

Tratamento para cabelos ressecados

Para combater o ressecamento e ter cabelos saudáveis, é fundamental manter uma rotina de tratamento constante. A hidratação é um desses tratamentos que não podem faltar, afinal, cabelos ressecados precisam, sobretudo, de água.

Além da hidratação, a nutrição e a umectação são tratamentos que garantem a reposição de lipídeos através de óleos vegetais. Por fim, a reconstrução capilar é ideal para reconstruir a fibra capilar, fortalecendo os fios. Essas três ações (hidratação – nutrição/umectação – reconstrução) compõem o cronograma capilar, ou seja, uma agenda de cuidados que manterá o ressecamento bem longe dos seus cabelos.

Dicas para cabelos ressecados

A principal dica para quem identificou seus cabelos ressecados é atentar-se mais aos cuidados com os fios. A lavagem, por exemplo, é um aspecto importante a ser considerado, pois deve ser feita com shampoos que equilibram o pH do fio e com condicionadores específicos para seu tipo de cabelo, que forneçam nutrientes e fechem as cutículas. A lavagem do cabelo deve ser feita de forma cuidadosa, com massagens suaves e obedecendo às instruções dos produtos.

Além disso, sempre que possível, evite os fatores responsáveis pelo ressecamento e não abra mão de uma rotina de cuidados para garantir a beleza e a saúde dos seus fios. Ressecamento tem solução, cuide bem dos seus cabelos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *