Umectação capilar: Nutrição para os fios ressecados

A umectação capilar é um procedimento também conhecido como nutrição capilar. Nossos cabelos perdem diariamente nutrientes importantes e a oleosidade natural dos fios, dando espaço ao ressecamento, à opacidade e ao enfraquecimento das madeixas. Nessa hora, a umectação/nutrição entra em cena como solução na reposição de elementos fundamentais à saúde dos nossos cabelos.

O que é umectação?

Umectação é o tratamento à base de óleos vegetais que nutre os cabelos, repondo a oleosidade natural e garantindo equilíbrio e saúde aos fios. A umectação é indicada para todos os tipos de cabelos, principalmente para cacheadas, crespas e crespíssimas que tem maior ressecamento, pois a oleosidade natural da raiz não chega até as pontas, por causa da curvatura dos fios.

Como fazer umectação?

Como o próprio nome sugere, a umectação é realizada através da umidificação dos cabelos com óleos vegetais. A umectação pode ser feita de duas formas: a umectação noturna e a umectação normal:

  • Umectação noturna. Realizada durante a noite, antes de dormir. Com os cabelos secos e sujos, aplique um óleo vegetal de sua preferência, mecha por mecha nos cabelos, inclusive na raiz. Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea, enrole um tecido e durma normalmente. No dia seguinte, retire todo o produto e lave os fios com shampoo, condicionador e finalize como de costume.
  • Umectação diurna. Realizada horas antes do banho. Com os cabelos sujos, passe o óleo vegetal de sua preferência por toda a extensão dos fios, massageando o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea. Enrole uma touca térmica e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave os fios normalmente sem deixar vestígios de óleo. Finalize como de costume.

Óleos para umectação capilar

Os óleos ideais para umectação são os 100% vegetais, ou seja, sem silicone e outros ativos que não sejam de origem vegetal. Entre os óleos favoritos para fazer umectação capilar, estão o Óleo de Coco, rico em vitaminas que concedem maciez aos fios; o Óleo de Rícino, que auxilia no crescimento capilar; e o Azeite de Oliva, que fortalece os folículos pilosos para evitar a queda capilar. A Salon Line, expert em cuidados com os cabelos, oferece óleos de umectação 100% vegetais na linha #todecacho, confira aqui!

A umectação pode ser feita em sua rotina de cuidados com os cabelos ou dentro de um cronograma capilar na etapa de nutrição. O importante é que você não negligencie a importância desse tratamento em seus fios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *